Este programa é financiado por três ministérios (Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério de Ciência e Tecnologia) e se desenvolve sob a coordenação conjunta do INMETRO, CAPES e CNPq.
Foi estruturado com base no Subprograma de Tecnologia Industrial Básica (TIB) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial (BIRD).
Com respeito aos cursos formais acadêmicos, o Programa RH-Metrologia implantou dois cursos de mestrado em Metrologia: PUC-RJe UFSC.
Estes cursos estão projetados para enfatizar o estudo multidisciplinar das diversas áreas da metrologia (elétrica, óptica, temperatura, dimensional, química etc.), estimular a pesquisa nas técnicas de medição e padrões metrológicos e capacitar experimentalmente à realização das unidades bases e derivadas do Sistema Internacional de Unidades - SI.
Podemos atribuir como resultado do Programa RH-Metrologia, uma vez que cerca de 60% do corpo docente é oriundo do mestrado de Metrologia da PUC/RJ, a implementação em março de 2000 do curso "Técnico em Metrologia para a Gestão da Qualidade" do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - CEFETEQ, no Estado do Rio de Janeiro.
O curso hoje encontra-se estruturado em três módulos semestrais, totalizando um ano e meio de duração. O prazo de conclusão pode ser reduzido a um ano, mediante o aproveitamento de estudos, para os alunos que já possuam formação técnica em áreas afins à Metrologia, como Química, Alimentos, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Telecomunicações etc.
Cabe ressaltar que a profissão Técnico em Metrologia ainda não possui regulamentação. Esta iniciativa já foi tomada pela coordenação do curso, juntamente com a Direção de Ensino do CEFETEQ/RJ, que solicitou ao CREA/RJ a análise e regulamentação da profissão e agora está aguardando o fim do processo.
Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do curso pelo telefone (21) 2691-4499 ou e-mail.
Fonte: CNI